Revista Mensal


   Edição 118 - novembro 2014

Cadastre-se e receba nossos informativos







Curso Sequência Didática na Educação Infantil

O curso irá abordar uma nova metodologia para trabalhar com turmas de Educação Infantil. Trata-se de usar unidades corporativas com a finalidade de criar sequência didática na rotina pedagógica com crianças de 4 e 5 anos. Além disso, o curso irá abordar como desenvolver a sequência didática utilizando as cinco linguagens próprias para a infância: linguagem pictórica, linguagem sonora, linguagem cinestésica, linguagem midiática e linguagem gráfica. Com o curso o educador será capaz de fazer planejamentos semanais de conteúdos, garantindo não só a vivência lúdica da infância como também uma aprendizagem mais estruturada.

Autor: Geraldo Peçanha de Almeida

Pedagogo pela Unesp de Marília, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, autor de cerca de 30 livros publicados na área da Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Psicomotricidade.

www.geraldoalmeida.com.br

 

SUMÁRIO

1- Introdução ao tema

2- A sequência didática no planejamento da rotina

3- Trabalhando com unidade corporativa

4- Passos da sequência didática

5- Alfabetização na Educação Infantil

6- A importância da sequência didática

7- Avaliação

 

CERTIFICAÇÃO: WSA www.ensinowsa.com.br

1 - Introdução ao Tema

“Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade”

Paulo de Carvalho : Os meninos de Huambo

Letra e música: Rui Monteiro
In: "Desculpem Qualquer Coisinha", 1985
Victor Almeida

Leia mais: 1 - Introdução ao Tema

 

2 - A Sequência Didática no Planejamento da Rotina

Como se contrói a sequência didática no planejamento da rotina da educação infantil?

Há sempre um risco quando o assunto é fundamentação teórica de um material didático, de um curso ou de qualquer coisa que pareça uma receita. No entanto, deixarei aqui algumas definições de conceitos que considero importantes para o acompanhamento da metodologia em questão.

Leia mais: 2 - A Sequência Didática no Planejamento da Rotina

 

3 - Trabalhando com unidade corporativa

VEJAMOS UM EXEMPLO DE UNIDADE CORPORATIVA:

Leia mais: 3 - Trabalhando com unidade corporativa

 

4 - Passos da sequência didática

Para que aconteça então a sequência didática os demais passos podem ser encaixados nos horários diários da escola sem nenhuma outra imposição. temos apenas que lembrar que a Sequência aqui apresentada só é composta com atividades que englobem todos os passos abaixo listados. Vejamos:

Leia mais: 4 - Passos da sequência didática

 

5 - Alfabetização na educação infantil

Em relação a alfabetização na Educação Infantil, penso que algumas dicas sejam úteis aos professores que atuam diariamente nas modalidades infantis. Certamente deve estar claro a estes profissionais que não há mal nenhum em alfabetizar as crianças nestas idades, desde que esta alfabetização tenha acontecido a partir de uma naturalidade composta pelo estímulo do professor, pela vontade e capacidade das crianças e principalmente pelo desejo do grupo - afinal, todo conhecimento é socialmente determinado. Assim, se o grupo ao qual pertence a criança sentir-se confortável e capaz de avançar cada vez mais no processo, nenhum problema nisto. Também é importante lembrar que o brincar, o lúdico, os jogos e a convivência precisam ser garantidos. Nunca secundarizar estas atividades por conta de alfabetizar a criança na Educação Infantil.

Leia mais: 5 - Alfabetização na educação infantil

 

6 - A importância da sequência didática

As sequências didáticas na Educação Infantil possibilitam um trabalho organizado paulatinamente, possibilitam o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e estimulação presentes nestas salas de aula. É a sequência didática também que garante que o professor não vai privilegiar um conhecimento em detrimento do outro pois se não houve um planejamento criterioso de uma sequência, acaba-se por optar e desenvolver muitas ações de um campo do conhecimento, como de língua ou de matemática, por exemplo, e nos esquecemos de artes visuais, movimento, dentre outros saberes imprescindíveis para o desenvolvimento da Educação Infantil.

Leia mais: 6 - A importância da sequência didática

 

7 - Avaliação

Clique aqui para acessar a avaliação em pdf, imprima e responda todas as perguntas.

Leia mais: 7 - Avaliação

 

AVISO IMPORTANTE

PROCEDIMENTOS PARA RECEBER CERTIFICADOS DOS CURSOS

A revista Direcional Educador não está mais recebendo avaliações de cursos já publicados pela revista (Sequência Didática na Educação Infantil, Drogas: Prevenção na área da dependência química, Educação Cidadã e Educação Integral e Educar a Infância: Desafios Constantes).

Aguardem novo curso nas edições de 2014!